segunda-feira, 24 de junho de 2013

Totem ou Animal de Poder: Morcego - (Fonte: Espaço Mythos)


E buscando um pouco mais da sabedoria xamânica:
TOTEM OU ANIMAL DE PODER: MORCEGO


Morcego representa as transformações da vida!
(Valter Barros Moura)
Há milhares de anos os Morcegos estão entre os mais antigos animais que ainda ocupam o planeta após a extinção dos Dinossauros. Hoje há cerca de mil espécies identificadas, entre elas algumas bem grandes, outras pequenas porém, todas com características bem distintas. Como único representante voador dos mamíferos, dentre seus hábitos alimentares existem muitas espécies que se alimentam de insetos (insetívoros), outras de frutas (frugívoros), algumas de néctar (nectarívoros), peixes (piscívoros), de pequenos vertebrados (carnívoros) e somente três espécies se alimentam de sangue (hematófagos). A maioria delas vivem em cavernas pela aversão que têm à luz e, por conta dos seus hábitos noturnos, algumas culturas associaram o Morcego ao mal. Dos vários mitos que os envolve, o mais difundido é sua relação com vampiros e outros seres maléficos.

As primeiras lendas e mitos sobre vampiros e demônios representados por suas asas tiveram início na Europa. Entretanto, em muitas culturas antigas, a imagem do Morcego era e ainda é muito diferente. Fábulas gregas os descrevem como espertos ou medrosos. Entre os maias, eram adorados com o nome de Z’otz. No mito da Quichémaia um Morcego de cabeça cortada aparece como deus do mundo inferior e tribos de índios americanos os veneravam como entidades protetoras. Em algumas regiões da Escócia, propriedades onde Morcegos se instalam têm o seu valor aumentado. Na China, ele é símbolo de felicidade e “FU”, som do ideograma chinês que nomeia o Morcego significa riqueza. Existe ainda a crença de que cinco Morcegos juntos representam longevidade, saúde, fortuna, amor e morte natural. Entre os aborígenes australianos ele simboliza a fertilidade.

Quando esse Animal de Poder surge na vida de uma pessoa, isso significa que uma importante transformação do ego está prestes a ocorrer, é o fim de um modo de vida, de um ciclo e o início de outro. Esta transição pode ser muito assustadora para muitos, mesmo que seja apenas em pensamento. É interessante notar que o indivíduo não cresce espiritualmente até que abandone velhos hábitos, conceitos e sentimentos que já não lhes servem mais e tampouco são necessários. Simbólicamente, o Morcego com sua energia e força, nos auxilia a enfrentar a escuridão dentro de nós mesmos para que encontremos a luz que será aflorada pelo nosso renascimento. Ele traz o necessário conhecimento para se façam as mudanças apropriadas e assim nasça uma nova identidade.

Na sabedoria Xamânica, esse animal representa o processo da morte ao renascimento na iniciação arquetípica de memórias passadas, na transição da tristeza e do luto para compreensão e aceitação universal e na capacidade de observar sem ser visto. Em iniciações onde os candidatos passem por algum ritual simbólico de morte, xamãs e mestres em jejum auxiliados por plantas e instrumentos sagrados, os levam a enfrentar seus medos para que renasçam sem seus velhos padrões de crenças. E a energia deste primal auxilia a liberar tais medos e a quebrar velhos padrões que impeça o crescimento dos indivíduos.

Com a sua incrível percepção auditiva, os Morcegos são capazes de voar no escuro com facilidade porque possuem uma espécie de sonar, o que lhes dá a capacidade de saber o que está abaixo da superfície. Em contrapartida, aqueles que possuem este Animal Poder devem e podem desenvolver o talento incomum de discernir as mensagens ocultas emanadas tanto de pessoas como do meio ambiente. Aqueles que dominarem este dom e medicamento terão habilidades intuitivas e a clariaudiência mais desenvolvidas e precisas. O poder de regeneração dos Morcegos é forte e a recomendação para quem o possui como primal é a de que podem se beneficiar de todos os tipos de práticas de Yoga, especialmente as que despertam a kundalini.

Extremamente adaptáveis, as lições que o Morcego oferece aos seus eleitos são as de Ser para avaliar o entorno; Ver além dos obstáculos antes de se tomar decisões; Adaptar e alterar velhos padrões para que o novo possa surgir e ser recebido. Pessoas que tenham desequilíbrios em algum setor da vida e que tenham esse totem, receberão mensagens bruscas de forma que as deixarão perplexas. Você vai de encontro aos obstáculos ou se desvia deles? Você tenta ou consegue o que você quer e precisa na vida? Esses são os tipos de questões que esse primal propõe, alertando o indivíduo sobre ter de recuar um passo para avançar muitos, e assim conquistar seus propósitos. Porém, é importante decidir primeiro o que se quer e o que se procura. Morcegos são animais sociáveis e também indicam a necessidade de sociabilidade, pois as oportunidade aumentam com um maior número de pessoas com as quais nos relacionamos."

Fonte: Espaço Mythos

Nenhum comentário: