terça-feira, 12 de abril de 2011

Ser Amor - (Swami Dayananda Saraswati)



Qual é a conexão entre o amor e Brahman?

Brahman é o Ser ilimitado, que é ānanda, plenitude. Amor é uma expressão desse ānanda, da sua própria felicidade, da sua própria plenitude. Quando você age de maneira amorosa, as suas ações retornam para você na forma de amor.

Assim você aprende a amar. Você não vai ser amado pedindo para as pessoas que lhe amem, mas agindo amorosamente. O amor como substantivo pode ser complementado pelo amor como adjetivo: agir de maneira amorosa.

Quando você se preocupa pelo meio-ambiente, por exemplo, por menor que seja a ação que você faz, ela tem um eco, tem um resultado.

Quando eu era criança e morava num vilarejo do interior de Tamil Nadu, eu costumava andar pelas plantações, à pedido da minha mãe, que dizia que as plantas tinham que me ver, tinham que me sentir.

Ela dizia que eu tinha que cuidar, tinha que me preocupar com o bem-estar das plantas daquele lugar, que era nosso.

Essa tarefa que ela me encomendava é uma expressão de amor, ela me ensinou a amar as plantas dessa maneira. Ela tinha razão: era muito sensível, simples e tinha valores. Isso foi importante para minha formação.

Assim, quanto mas amorosamente você agir, quanto mais cuidadoso, compassivo e atento você for, mais confiante e menos inseguro você fica. Dessa maneira, terá mais Īśvara em sua vida, pois você inclui o Todo, mesmo que seja num nível pequeno.

Precisamos dessa "pessoa expandida" para podermos crescer. Essa é a conexão entre o amor e Brahman."


http://www.yoga.pro.br/artigos/1014/3023/ser-amor-ser-amor

Nenhum comentário: