sábado, 20 de novembro de 2010

Ouvir com o coração - (Sri Prem Baba)

"O trabalho que realizo acontece através do silêncio, e não das palavras. Utilizo as palavras como uma ferramenta - é o meu sacrifício, porque sei que você não pode compreender o silêncio.  Mas, aquilo que tenho para compartilhar só é possível através do silêncio.  Se você se prende às palavras, perde aquilo que estou transmitindo.  E somente se você estiver conectado a mim, através do coração, poderá receber o que estou transmitindo.


Utilizo as palavras com a esperança de que, pouco a pouco, você possa olhar para mim, para o meu interior; para que você possa me perceber verdadeiramente.

Aquilo que está sendo transmitido, o está sendo além da mente.  Se você tenta me entender com a sua mente, perderá algo.  Assim, procure escutar com o coração - apenas ouvir o que estou dizendo não lhe ajudará. As palavras não promoverão transformação. Você tem lido tantos livros e ouvido tantos discursos e continua o mesmo.

O que promove a transformação é o poder que emana do coração. Então, leve o escutar para o plano do sentimento.  Não me ouça como quem assiste a uma aula, mas como quem ouve o vento, o canto dos pássaros, o rio correndo. Essa atitude evoca a presença e o coração, e assim você pode receber, e algo verdadeiramente pode acontecer. Só assim você é possível romper o círculo vicioso do amor imaturo gerado pela sua identificação com a mente.

O amor é a ponte.

Para isso, se faz necessário confiar, de ter um “quê” de fé.  Confiar é escutar com o coração, e não com a sua mente duvidosa, questionadora, julgadora. Não há problemas em querer continuar assim por mais algum tempo. Porém, a transformação só pode ocorrer se você abrir um espaço e se tornar vulnerável.

Se você se relacionar comigo como um aluno, se esforçará para aprender; mas não é certo que isso ocorrerá, porque você está tentando se melhorar, e essa tentativa está no futuro. Eu estou lhe dizendo que a única possibilidade de se melhorar está aqui e agora.

Só quando você abandona as suas tentativas de se melhorar, é que, de fato, melhora. Enquanto estiver agindo como um “aluno tentando melhorar”, nada poderá acontecer de verdade.  Quando você estiver se movendo em minha direção como um amante se dirige na direção de outro amante, algo poderá acontecer.  (risos)

Esse é um mistério da relação guru-discípulo.

Nesses dias, percebi-me apaixonado pelo meu guru, e nesse estado de amor eu bebia cada palavra que Ele me dizia, e pude perceber que as palavras não eram nada perto do que ele me estava transmitindo. Mas foi o amor que sinto por ele que me fez viver essa experiência. Enquanto estava me relacionando como um aluno, estava preso às palavras, tentando acertar e fazer direito; ainda havia uma criança ferida tentando ser importante - esse é um fenômeno que ocorre no plano da mente.

Mas o mistério só é revelado no plano do coração.  A vida não é algo para ser entendido com a cabeça: é um mistério a ser vivenciado e desfrutado.  E o único caminho que permite essa vivência é o caminho do coração. Mas, em algum momento, você se desviou desse caminho e se deixou envenenar pela sua mente. Você deixou o coração de lado.

Assim, a única possibilidade de achar a saída do labirinto da mente é por meio do coração. Não procure entender o que eu digo, apenas sinta o que transmito."

Nenhum comentário: