sábado, 20 de fevereiro de 2010

O AMOR É DEUS; VIVAM EM AMOR - (Sai Baba)


Data: 15/12/2007 – Ocasião: Discurso Divino – Local: Prasanti Nilayam

Encarnações do Amor!
As pessoas pensam que há muitos problemas, sofrimentos e dificuldades neste mundo e se enchem de ansiedades e preocupações por isso. Mas, na verdade, não há nada disso; há bem-aventurança por todos os lados.
“O homem é a encarnação da bem-aventurança divina, sabedoria absoluta, para além da dualidade do par de opostos, amplo e impregnante como o céu, o objetivo indicado pelo aforismo (mahavakya)” (Brahmanandam Parama Sukhadam Kevalam Jnanamurtim Dvandvatitam Gagana Sadrisham Tattvamasyadi Lakshyam Ekam Nityam Vimalam Achalam Sarvadhi Sakshibhutam Bhavatitam Trigunarahitam). “Você é Aquilo” - Tat Tvam Asi, um sem segundo, eterno, puro, imutável, testemunha de todas as funções do intelecto, além de todas as condições mentais e os três atributos da pureza (satva), ação (rajas) e inércia (tamas).
O mundo é a criação de Deus. A partir do homem, todos os seres vivos, incluindo os animais, pássaros e até insetos são criação de Deus. Visto que todos são uma criação de Deus, todos têm sua origem na bem-aventurança. Todas essas dificuldades e problemas existem apenas na imaginação do homem.
O prazer é um intervalo entre duas dores. Não pode haver felicidade sem dificuldades. Essas dificuldades existem para dar felicidade e não para fazê-los infelizes com mais sofrimentos. Portanto, deveríamos considerar tudo o que nos acontece como um presente de Deus e nos sentirmos felizes com isso. Não deveríamos considerar que nos foi dado para causar sofrimentos.
Suponham que têm dor no estômago. O que fará o médico? Ele realiza uma operação, mas não é para causar dor. A dor que o médico causa serve para remover seu sofrimento. Assim, devemos enfrentar as dificuldades e superar os nossos sofrimentos. Há milhões de seres vivos neste mundo. Todos eles se originaram em Deus. Portanto, o mesmo Deus está presente em todos eles. As pessoas dão muitos nomes a Deus, como Rama, Allah, Jesus, etc., mas Deus é apenas um. Atma (centelha divina) é outro nome de Deus; é o mesmo em todos.
O verdadeiro nome do Atma é amor. O amor é apenas um, mas está presente em todos os lugares e pode aliviar todos os sofrimentos. Aquele que possui amor está livre de todo sofrimento.
Todos vocês vieram de lugares distantes como América. Para que? Vieram porque têm amor por Mim (aplauso forte). Podem obter qualquer coisa se tiverem amor. Deus não tem um nome específico, Ele está presente nos seres humanos na forma de Atma. O que significa Atma? Significa apenas amor. É o amor que une tudo. Se vocês se embebem desse princípio de unidade, tudo se tornará um. Quando alcançarem essa unidade vocês terão pureza. Quando tiverem pureza, então Atma Tattva (o princípio do Ser) se manifestará em vocês. Assim, deve ter unidade para atingir a divindade.
Eu e vocês somos um. Deus e vocês são um. Deus não está separado de vocês. Devem desenvolver esse sentimento de que vocês mesmos são Deus. Quando dizem "Eu", representa uma unidade. Não podem imaginar a bem-aventurança que se origina dessa unidade. Todos são um. É a mente agitada que é instável e oscila arbitrariamente.
Apenas uma coisa é estável. O amor, amor, amor. O Amor é Deus. Vivam em Amor. Isso é o que temos de aprender hoje. O mesmo amor está presente em todos. A mãe ama seu filho devido a esse sentimento de amor. Todos são filhos de Deus. Portanto, Deus ama a todos. Deus não tem ódio. Deus não é a causa de seus sofrimentos e dores. Deus não está separado de vocês. Onde quer que estejam Deus está presente. Deus não os abandona. Não há lugar onde Deus não esteja. Para onde quer que olhem, Deus está presente. (Swami apontou para diversas coisas e disse:) Isso é Deus. Isto é Deus.
Todos vocês são encarnações de Deus. Possuem dois olhos, mas podem ver um grande número de pessoas com eles. Da mesma forma, Deus é um, mas pode ver todos. Onde está Deus? Ele está em vocês, com vocês, acima de vocês e abaixo de vocês. Não há necessidade de buscar a Deus.
Porque nossa visão é limitada ao nível físico, vemos as diferenças. Não confiem no corpo físico. O corpo é como uma bolha de água; a mente é como um macaco louco. Em um momento a mente está aqui e no momento seguinte voa para longe, para outro lugar. Manas, buddhi, chitta, ahamkara (mente, intelecto, pensamentos, ego) - tudo isso é temporário, como nuvens passageiras. Apenas uma coisa é permanente. Vocês.
Onde está Deus? Devem desenvolver o sentimento de que vocês são Deus. Essa é a resposta correta à questão "onde está Deus". Podem realizar todo tipo de práticas espirituais, como bhajans (cantos devocionais), japa (oração), e tapa (penitência, austeridade), mas o amor deve estar subjacente a todas essas práticas. Na verdade, se tiverem amor, não há necessidade de realizar qualquer tipo de prática espiritual. É inútil quaisquer práticas espirituais se não tiverem amor.
Preencham suas mentes com amor. Prema Mudita Manase Kaho Ram Ram Ram (recitem o Nome de Rama com seus corações cheios de amor). Portanto, dêem a maior importância ao amor. O amor é importante. O Amor é Deus. Vivam em Amor. Essa é a prática espiritual que temos de empreender.
As relações mundanas são temporárias. São impermanentes como nuvens passageiras, que vêm e vão. São a reação, reflexo e ressonância de suas mentes. (Swami mostra o Seu lenço) O que é isto? Isto é um tecido. Não é apenas um tecido, é uma combinação de fios e nem sequer são fios, é algodão, que é a criação de Deus. Tudo emerge de Deus, como fios. Vocês podem tecer os fios como quiserem. Mas não é isso que importa, o importante é o que Deus gosta.
Pode haver mudanças no corpo e na mente. Mas o amor é imutável. É permanente. Tudo tem nascimento e morte, mas não há nascimento ou morte para o amor. O amor inato e eterno é apenas um. Vem da Verdade. A Verdade é uma. A verdade é Deus. Esse Deus, na forma de amor, está presente em todos os lugares, onde quer que olhem.
Deus está presente no homem, em sua respiração. Quando vocês respiram, de onde vem a respiração? Vem de dentro. A respiração é, ela própria, o seu Deus. Qual a sua forma? Está presente no ser humano sob a forma de So-ham, o qual revela a sua identidade divina. "So" significa "aquilo", "Ham" significa "Eu". Assim, So-ham significa "aquilo que Eu sou". "Aquilo" se refere a Deus que está presente no ser
humano na forma de amor. Portanto, o ser humano deve guardar, em segurança, o amor em seu coração.
Outros pensamentos vêm e vão como nuvens passageiras. Apenas o amor é permanente e eterno.
Devem realizar cada tarefa com amor. Mesmo se encontrarem seu inimigo, devem amá-lo e saudá-lo dizendo "olá, olá!". Então ele também responderá, dizendo "olá, olá!" para vocês também. Isso é a reação, o reflexo e a ressonância de seus sentimentos. Qualquer bem ou mal que vivenciem é o resultado de suas próprias ações. Tudo vem de vocês mesmos. Portanto, permaneçam sempre imersos em amor. Se tiverem amor, podem conquistar qualquer coisa e realizar qualquer tarefa. O amor é o responsável por toda a criação e seu funcionamento neste mundo.
Não há Deus maior que o amor. O Amor é Deus. Qualquer coisa que façam sem amor é um exercício fútil. Portanto, mantenham o amor em seus corações. Todos serão atraídos por esse amor. Ele concede tudo a vocês. É o amor que cria, mantém e destrói.
Quando vocês olham para o mundo com seus olhos físicos, vêem diversidade na criação. Mas, na verdade, tudo é amor. Nada muda. Vocês devem estar repletos desse amor. Se seguirem esse princípio de amor, terão os frutos de todas as práticas espirituais.
As pessoas chamam a Deus por vários nomes, como Rama, Krishna, Jesus, Allah, etc. Mas todos os nomes se referem ao mesmo Deus. Se O chamam Allah, Ele responde. Da mesma forma, se O chamarem Jesus, ou Zoroastro, ou Rama, Ele responderá. Todos esses nomes foram dados pelo homem. Deus não nasceu com esses nomes. O nome original de
Deus é apenas amor. Vocês podem procurar em qualquer dicionário; o amor é apenas um, não há dois.
O ser humano pode ter vários relacionamentos físicos. Podem considerar alguns como seu marido, como seu filho, ou como sua filha. Todos esses são relacionamentos físicos e mundanos. Quem estabeleceu esses relacionamentos? Apenas você. Já que esses são relacionamentos estabelecidos por vocês, eles podem mudar. Mas o amor permanece o mesmo. Com tal amor, podem cantar qualquer nome como Rama, Krishna, Govinda, Narayana, Jesus e Allah. Todos esses nomes se referem à mesma divindade. Podem triturar o arroz e preparar vários pratos como dosa, idli, etc. Podem misturar o arroz com açúcar e preparar payasam (pudim doce). Mas o arroz é o mesmo em todos os pratos. Da mesma forma, apenas Deus está presente em toda a criação e isso é amor. Realizem toda e cada tarefa com amor.
Nós tratamos os outros como "irmãos e irmãs". No nível físico, eles estão separados. Esses relacionamentos são criados por vocês mesmos. Mas jamais vejam a diversidade. Irmãos, irmãs e outros relacionamentos são um. Vocês vêem um homem velho ou uma criança e ambos são essencialmente divinos. Deus está além de todas as idades e de todas as formas. Apenas o amor é a Sua forma verdadeira. O mesmo amor está presente em todas as formas que vocês vêem. Portanto, todos devem cultivar o amor.
Podem chamar Deus como Rama, Krishna, ou Sai. Mas são apenas diferenças de nomes. Deus é apenas um (aplauso forte). Amem a todos com todo o coração. Somente então podem experimentar a bem-aventurança. Enquanto tiverem amor, não serão privados da bem-aventurança.
As pessoas hoje em dia observam diferenças individuais. Um indivíduo possui três aspectos. (1) Quem ele pensa que é; (2) Quem os demais pensam que ele é; (3) Quem ele realmente é. No nível físico, podem se identificar com seu nome, forma e vilarejo. Mas, na verdade, vocês são apenas um. Isso é o que devem compreender. Reconheçam a unidade em toda a criação. Seus relacionamentos mundanos também terão algum valor quando reconhecerem essa unidade. Podem adicionar qualquer quantidade de zeros depois do 1 e o valor aumentará sempre. Se removerem o 1, não haverá valor. Da mesma forma, podem repetir qualquer nome percebendo a unidade de Deus.
“A verdade é uma, mas o sábio se refere a ela por vários nomes” (Ekam sath viprah bahudha vadanthi)..
Os Vedas confirmam a mesma verdade. Com amor em seus corações, podem ir a qualquer país, entoar qualquer nome, realizar qualquer prática espiritual.
Não odeiem ninguém. Ajudar sempre, ferir jamais. Isso é o que é necessário aos devotos. (aplauso forte). Quando se chamam de devotos, não percebam quaisquer diferenças "Você não é meu, ele é meu". Isso não é bom. Isso leva a odiar a Deus. Devem pensar "Deus está em mim, comigo, ao meu redor, acima de mim, abaixo de mim". Para onde quer que olhem, o mesmo Deus está presente lá.
Desenvolvam esse sentimento de unidade. Então obterão a mais elevada bem-aventurança.
Vocês vieram de diferentes países e têm diferentes nomes e formas. Mas vindo aqui, todos são um(aplauso forte). A partir de hoje, permaneçam em bem-aventurança para sempre.
As pessoas dizem "hoje é o meu aniversário". O que significa aniversário? É o dia do nascimento do corpo. Hoje ele nasce, amanhã ele morre. Mas vocês são eternos. Não possuem nascimento nem morte.
Sejam sempre felizes. Esse é o Meu desejo. Não permitam que as diferenças de "meu" e "seu" se aproximem de vocês. Todos cantaram as glórias do Senhor em uma só voz. Essa unidade é a divindade.
Onde há falta de unidade, há diversidade. Por isso, desenvolvam a unidade. Onde há unidade, há pureza. É a pureza que atrai Deus. A roupa branca que vocês estão usando simboliza a pureza. As diferenças são vistas quando vocês vestem roupas de cores diferentes. Não devem abrigar as diferenças. Observem a pureza e a unidade em sua mente, sentimentos e pensamentos, não apenas nas roupas. Todos são um. Ao voltar a seus respectivos lares, levem uma vida com unidade, amor e bem-aventurança. Seus bhajans Me fizeram feliz.
(Bhagavan cantou a canção devocional: "Hari Bhajan Bina Sukh Shanti Nahin" e continuou Seu
Discurso).
Considerem o bhajan (canto devocional) como o bhojan (alimento) que sacia sua fome espiritual. Compartilhem o alimento da canção devocional a todo o momento, todos os dias. Desde a manhã até a noite, enquanto estiverem acordados, cantem canções devocionais constantemente. Esse é o ensinamento de Swami para vocês. Realizem suas tarefas, enquanto contemplam o nome de Deus dentro de vocês. Deus está dentro de vocês, com vocês, além de vocês, abaixo de vocês e ao lado de vocês. Muito feliz!


Tradução e revisão da Coordenação de Publicações / Conselho Central do Brasil
Fonte: Organização Sri Sathya Sai do Brasil - www.sathyasai.org.br

Um comentário:

José disse...

Não precisamos nos preocupar se falhamos ou se falharam com nós. Precisamos apenas agir com amor, e nada mais importará. Todos seremos um e também seremos Deus com o amor praticado por todos.