sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Trecho de "Com fé em 'Deus' pode-se alcançar qualquer coisa na vida" - (Sathya Sai Baba)


Data: 26/12/2007 – Ocasião: Divino Discurso – Local: Prasanthi Nilayam

“O homem com raiva não realiza nada. Comete erros e se entrega a ações Pecaminosas;
ele é desprezado por todos. O Amor é Deus e Deus é Amor.
Sem amor, os seres humanos não podem existir”
(Poema em télugo)



A falta de amor é a responsável por todas as diferenças, argumentos e conflitos no mundo, especialmente nos tempos atuais. Várias pessoas dizem que hoje o mundo é atormentado pelo sofrimento, perdas e dificuldades. Eu não concordo com esse ponto de vista. Eu lhes digo, essas coisas são apenas ilusões. Na verdade, não existem desassossego e sofrimento neste mundo. Eu só vejo paz, paz e somente paz em todo lugar. Quando existir paz em nossos corações, seremos capazes de ver a paz em todos os lugares. A intranqüilidade, o sofrimento, a raiva etc. são a reação, o reflexo e a ressonância do estado do nosso ser interno. Os sofrimentos e as dificuldades, a raiva e a ansiedade são de nossa própria produção e criação. Não são fenômenos naturais no mundo.
Quando alguém lhes pergunta o seu nome, vocês dão algum nome (nesse momento, Swami perguntou o nome de um estudante sentado diante Dele. O garoto respondeu “Vikas”.) De fato, esse não é o seu verdadeiro nome. Similarmente, se perguntam a cada um, eles lhes darão nomes diferentes. Entretanto, se Deus fosse mencionar o Seu nome, Ele diria Aham Brahmasmi (Eu sou Brahman). Na verdade, todos nós deveríamos repetir o mesmo nome, uma vez que todos somos encarnações do Ser Divino. Todos
os nossos nomes são dados a nós pelos nossos pais. Não nascemos com nenhum nome em particular. Aqueles que não podem compreender essa verdade, não podem levar uma vida feliz.

Encarnações do Amor Divino!
De fato, amor é o outro nome de Brahman (a Divindade Suprema). Na verdade, Amor, Atma, Prema, Aham ou Brahman – todos esses nomes têm o mesmo significado. Nada existe neste mundo exceto o Amor. Mas, infelizmente, não somos capazes de entender o que é o Amor. Consideramos o Amor como um sentimento relativo ao mundo. Nós o consideramos como físico. Na realidade, o Amor não é, de maneira alguma, relacionado ao mundo físico. Na realidade, o Amor é a verdade. Você não é uma pessoa, mas três: aquele que você pensa que é, aquele que os outros pensam que você é e aquele que você realmente é. O que os outros pensam é só imaginação. O Ser dentro de você é a única verdade.
Quem é esse Ser? Ele é “Eu”. Esse “Eu” é o mesmo em todos. Os cristãos reverenciam a cruz (†). A cruz é um símbolo que exorta as pessoas a se livrarem do ego. Ninguém é diferente de vocês. Portanto, vocês devem sempre sustentar a verdade de que todos nós somos um (Eu). Aqueles que nascem devido ao sem karma, crescem e, finalmente, perecem (isso é, os corpos físicos) são irreais. Portanto, vocês são sempre Brahman, de acordo com a declaração Védica, Aham Brahmasmi (Eu sou Brahman). Somente quando vocês considerarem a si mesmos como Brahman, é que poderão compreender essa Verdade. Até lá, estarão confinados a diferentes nomes como Ramanna, Krishnananna etc., que lhes foi dado pelos seus pais com o propósito de identificação. Certamente, vocês não vieram a este mundo com nome algum.
Quando alguém pergunta para os pais o nome de seu filho recém-nascido, eles podem responder que ainda não deram nome à criança. Assim, fica claro que os nossos nomes nos foram dados por alguém e não são inatos. Esses nomes são dados com o propósito de identificar os indivíduos em questão. Existem milhões e milhões de pessoas vivendo no mundo, mas ninguém parece ter compreendido a verdade de que é Deus. Infelizmente, hoje, levamos as nossas vidas com os nomes que nos foram dados por alguém. O que é Brahman? É o “Eu”. O Absoluto - Brahman não nasce nem morre. Essa é a única verdade; os outros acontecimentos vêm e vão. Por exemplo, Eu quis criar esta corrente. (Swami materializou uma corrente de ouro com Suas Divinas mãos.) Ela foi criada pela Minha Divina Vontade. Não estava aqui antes. Desse modo, todas as coisas e seres deste mundo nasceram através de sankalpa (Vontade Divina). Portanto, a divina Vontade é a causa de toda a criação.
Além disso, maya (ilusão) também desempenha o seu papel. Quando maya e a Verdade se reúnem, a criação acontece. Sem maya, não pode existir criação. Maya é como uma sombra para o ser humano. Mas essa sombra nos engana. Ao nascer do sol, nossa sombra é longa. À medida que o sol se levanta a sombra vai para baixo de nossos pés, ao meio dia. Dessa maneira, a sombra cresce e diminui. Nós não devemos, então, confundir a sombra com a nossa base.


Fonte: Organização Sri Sathya Sai do Brasil
www.sathyasai.org.br

Nenhum comentário: